«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Um agradecimento reconhecido do C.Z.G.N. aos Jovens Vicentinos de São Francisco Assis-Avintes

No rescaldo do passado dia 21 e 22 de Setembro do Encontro Nacional de Jovens Vicentinos em Fátima é importante para este conselho relembrar e agradecer o trabalho realizado, trabalho que teve a participação dos nossos jovens vicentino cujo o seu Patrono São Francisco de Assis de Avintes.

Na oportunidade de podermos estar presente como observador da direcção junto dos jovens ali presente, o que ficou para mim na memória ficou foi o mote lançado para discussão, entre outros, a união entre os vicentinos, a presença, o estar com e através de uma composição de um corpo ali representado em forma de boneco, se não houvesse um coração que pode significar "darmos-nos" incorporados na tarefa não seriamos os mesmos. Para isso foi vincada a frase «união entre jovens» vicentinos. Achei importante dizerem-nos que por vezes vale mais ter um jovem assistir à missa meio ensonado do que este, estar ausente. O momento foi bastante interessante (embora estivesse só na parte final) a importância da unidade, aprendizagem que, os jovens pela sua idade podem fazer na sociedade vicentina, um meio na procura de Deus, na pessoa do mais aflito que é os nossos companheiros desprotegidos. Não precisarei de agradecer a presença deles mas em todo caso por cortesia aqui fica. O meu, o nosso, Obrigado.


Transcrevo: Os «Testemunhos de Jovens da Diocese do Porto», dos Jovens Vicentinos de São Francisco Assis-Avintes, publicado no Boletim Português da S.S.V.P.-Portugal.

JUVENTUDE foi algo que se viu, sentiu, ouviu e viveu em Fátima nos dias 21 e 22 de Setembro! Fátima é um local de fé. Um local de paz, de liberdade e de oração. Mas para nós, Jovens Vicentinos, ainda aprendizes do que é realmente fazer caridade e ser exemplo de Jesus, significou muito mais.
Neste curto encontro com Deus e com a Família Vicentina conseguimos criar uma relação de proximidade com os nossos "companheiros de viagem": jovens que seguem o mesmo exemplo e têm o mesmo objectivo que nós. Neste fim-de-semana, partilhamos ideia, alegrias, estabelecemos novas amizades, reforçamos os nossos laços de verdadeira família Vicentina. Conseguimos reflectir sobre o nosso trabalho, perceber como é gratificante ajudar os outros e que ser vicentino é verdadeiramente partilhar essa virtude: a Caridade. é dar um SIM A jesus, á nossa missão de servir os pobres, sermos discípulos e fazermos parte da rede de serviço ao irmão que mais necessita.
A nossa ligação com Deus foi também engrandecida pela visita que fizemos ao centro Bíblico/Casa dos Capuchinhos, onde tivemos o privilégio de escutar o Frei Lopes Morgado, que nos fez uma curta mas belíssima apresentação Bíblica da Casa. Foi uma experiência muito positiva porque atingiu perfeitamente os objectivos a que se prepôs de união, partilha, amizade, esclarecimento e definição precisa do que é ser Vicentino.
Foi um fim de semana de divertimento e reflexão, mas acima de tudo deu-nos a possibilidade de nos conhecermos melhor e crescermos como grupo que somos. As actividades que realizámos juntos mostraram-nos ainda mais a importância da união e espírito de equipa. Aprendemos a não desistir, a saber perdoar os outros e perceber que as diferenças capacidades e mentalidades não devem servir como motivo de competição, mas sim para se complementarem e resultar num melhor trabalho e, só assim conseguiremos ultrapassar os obstáculos.
  

Foram momentos que acho que nenhum de nós alguma vez irá esquecer e queremos, sem dúvida, repetir, não só com Deus, mas também entre nós como grupo e, JUNTOS mostrar que os jovens têm muito para dar!
Conferência de São Francisco 
de Assis - Avintes.






     

1 comentário:

  1. Os Jovens de São Francisco de Assis serão a esperança e o entusiasmo que dá aos mais velhos, o entusiasmo de (com as limitações de muitos, a sociedade vicentina continuará a cumprir os desejos de Frederico Ozanam, a propagação de conferências pela cidade.
    Nos dias de hoje a sociedade vicentina tem um papel importantíssima na sociedade em que estamos inseridos e com a jovialidade dos jovens vicentinos, tenho a esperança de que o caminha ainda a percorrer será mais fácil. Assim os jovens queiram. Que por intercessão de Frederico Ozanam (candidato a Santo) interceda junto de Deus pelos jovens vicentinos de São Francisco de Assis.

    ResponderEliminar