«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dia Mundial dos Pobres


Dia Mundial dos Pobres
19 novembro de 2017

O Papa Francisco celebrará no dia 19 de novembro o 1.º dia Mundial dos Pobres, instituído com a Carta Apostólica «Misericórdia et Misera» na conclusão do Jubileu da Misericórdia.
Conforme a “publicação do desdobrável e retirado do BP mês de julho facultado”, Santo Padre aponta-nos alguns caminhos concretos de apostólicas na Caridade. Entre eles o exemplo de S. Francisco de Assis com simplicidade e amor serviu os pobres e seguido por tantos homens e mulheres pelo mundo.
Nos dias de hoje a pobreza continua a bater às portas de tantas famílias, pela crise económica que mundo atravessa, muitas vezes por falta de empregos inibe o espirito de iniciativas de dificuldades de encontrar trabalho, a exemplo do que nos dizia – Todos os pobres – como gostava de dizer o beato Paulo VI – pertencem à Igreja por direito.
Diz Papa Francisco, nos termos do Jubileu da Misericórdia, convida a Igreja inteira, os homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar e neste dia todos os que nos estendem as suas mãos a pedir ajuda, a nossa solidariedade e a todos independentemente da sua pertença religiosa se abram à partilha.
Na semana anterior ao Dia Mundial dos Pobres – que este ano será dia 19 novembro, as comunidades cristãs, criem “momentos encontro e amizade de solidariedade e ajuda” concreta.
Poderão convidar os pobres e os voluntários participarem junto na eucaristia deste domingo a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.







Sem comentários:

Enviar um comentário