«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Virtudes da espiritualidade vicentina

A Espiritualidade vicentina está pautada, desde sua gestação, mediante o testemunho de Vicente de Paulo e seus primeiros companheiros de missão, no contexto da Igreja do século XVII, na França, em cinco virtudes, colhidas do Evangelho de Jesus Cristo e da sua práxis libertadora junto ao povo empobrecido e marginalizado. Estas virtudes são assim nomeadas pelo próprio Vicente de Paulo: simplicidade, humildade, mortificação, mansidão e zelo pelas almas (zelo apostólico).

Simplicidade (1)


A virtude da simplicidade educa-nos na capacidade de desenvolver os valores da verdade, da sinceridade, da transparência. Viver plenamente a simplicidade nos ajudará a evitar ser falsos uns com os outros e muito menos com o povo; por esta virtude somos chamados a ser simples, a dizer as coisas como são, sempre com sinceridade em relação à outra pessoa

Diante dos desafios que o pluralismo de ideias e de valores e contra-valores que a sociedade capitalista nos impõe, precisamos ficar mais atentos em relação à nossa postura junto ao povo e o cultivo de valores que não são transitórios, mas base para a vida com dignidade. Um desses valores é o cultivo da simplicidade. O povo ao qual procuramos evangelizar se aproximará de nós mediante nossa postura diante dele. A simplicidade impregnada em nossos atos possibilitará essa pedagógica aproximação do povo ,mais simples a nós e vice-versa.

O próprio São Vicente definiu na sua vivência a importância desta virtude na vida de um vicentino: "A simplicidade é a virtude que mais amo, eu a chamo de meu evangelho" (SV I,284).  
__________________________________________________________
Comentário:
Os pais quando pensaram na gestação do seu bebé, pensaram com o pressuposto que a vontade foi de amor de um-para-outro, com expectativas de gerar uma criança e que se desenvolva forte, saudável, bonita. Também estou certo que sendo cristão, seguidores de Jesus Cristo e, no ensinamento dado por Ele, ao longo dos anos vão cultivando no seu bebé no desenvolvimento psicológico ao longo de vida, a simplicidade mais tarde é reconhecida e bem aceite pela sociedade. Existe um ditado antigo que diz: nas costas dos outros vejo as minhas, ou se é bem educado se vê a educação dos pais! Ao longo dos anos tenho verificado que as pessoas por manifestações de simplicidade, (algumas vezes na sua simplicidade é prejudicado) mas na maior parte é reconhecido e bem aceite. Quantas vezes dizemos; bem vamos lá satisfazer o nosso amigo, ele até uma pessoa boa, simples e dá gosto trabalhar! 
Mas também há, os que mesquinham os nossos amigos no trabalho, no grupo são criticados e quantas vezes nas costas, e quantas vezes fugimos deles.   
Terei que ligar a frase do Senhor Vicente: a pedagogia da simplicidade aproxima as pessoas, mesmo que, elas, sejam ainda duras de coração. Pegar na simplicidade de um nosso irmão e amá-lo torna-se mais doce, mais fácil a conquista!
________________________________________________________
Deixe o seu cometário:



Sem comentários:

Enviar um comentário