«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

REFLEXÃO VICENTINA 11-08-2019

Décimo Nono Domingo do Tempo Comum
Leituras  Sab 18,6-9; Heb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48
"A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá"

_________________________     Reflexão vicentina     _________________________
A palavra-chave das leituras deste domingo é esperança. Em sua Carta aos Hebreus, Paulo faz uma descrição belíssima do exemplo de esperança que foi Abraão e sua família: a ele, Deus fez promessas muito importantes. Primeiro, foi prometido a ele uma nova terra e ele "partiu para uma terra que viria a receber como herança". Depois mesmo sendo Abraão já idos, foi prometido a ele que ele teria "descendentes tão numerosos como as estrelas do céu".

Posteriormente, Paulo diz que Abraão partiu para a terra prometida, mas nunca viu promessas serem efectivadas: ele "morreu na fé". Portanto, Abraão foi o exemplo de quem nunca viveu para este mundo, mas somente para a vida eterna. O mesmo fez a sua famílias, que, igualmente, foi um exemplo de esperança.

como vicentinos, às vezes não nos damos conta de que nossa missão (a visita e a luta pela justiça) não são feitas para a nossa vida. Quantos vicentinos ajudam famílias de assistidos e não vivem para vê-las transformadas, melhoradas. Ou, quantos começam projectos de obras de caridade e não chegam a vê.las terminadas!

Por um lado, este é o desafio de todo o profeta, de todo o santo, de todo o empreendedor da caridade. Por outro, se olharmos pelo lado da esperança, é uma oportunidade de ter o sabor da vida eterna, ainda nesta vida.

 quando escutamos Jesus no Evangelho dizer "estai vós também preparados, porque na hora em que pensais virá o Filho do homem" podemos pensar que Ele falava na parusia (fim do mundo). Mas a nossa morte é também este momento. "Vir o Filho do Homem", significa que veremos a Deus face a face.

Por isso, é necessário estar preparados para quando Ele vier nos chamar. E a forma de preparar é ter a mente e o coração na vida eterna, com os pés nesta vida. Esta fómula de felicidade sem limite, porque tudo passa a ter sentido na nossa vida. Paulo rezava para que  o dia do seu "encontro definitivo com o Cristo" chegasse logo.

Definitivamente devo ser uma experiência espectacular pode ver o Cristo. Aquele com quem nós passamos a vida falando na oração. aquele com quem compartilhamos nossa vida vicentina. Aquele que nos escuta todo o tempo e Aquele a quem agradecemos quando somos ouvidos. As leituras deste domingo nos convidam a vislumbras esta experiência ainda aqui na terra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário