"Eu gostaria de abraçar o mundo inteiro em uma rede de caridade"
António Frederico Ozanam

terça-feira, 28 de julho de 2015

Ano da Misericórdia

A Diocese do Porto publicou o Plano Diocesano de Pastoral 2015 / 2020 com o início o 1.º Ano Pastoral 2015/2016 a Alegria do Evangelho é a nossa missão em: Felizes os misericordiosos!
O Jubileu da Misericordia, anunciado pelo Papa Francisco a 13 de março passado, pela altura do seu 2 aniversário de eleição, foi convocado pela Bula "Misericordiae Vultus" passado 11 de abril, Domingo da Misericordia e decorrerá de 8 de dezembro deste ano até domingo de Cristo Rei a 24 de novembro de 2016.

Para nós vicentinos, seguindo ao chamamento do último congresso também estamos comprometidos na alegria do Evangelho, no seu anuncio em missão, como frase durante este ano será:
"O Vicentino está comprometido em Missão, colabora com Deus em Acção."

Todas as conferências presentes tiveram oportunidade de escolher o seu tema, a direcção do conselho escolheu o seu que por certo transmite o pensamento de todos presentes e de uma forma geral os ausentes, pensando bem, pelo menos estes podemos responder de uma certa forma porque: Aparecer é diferente de fazer-se presente...


Para os vicentinos iremos ter o nosso tempo de antena, onde o programa pode ser consultado aqui; Plano Diocesano de Pastoral, 2015/2020. na página primeira. Também para consulta;


II. Bases do Plano Diocesano de Pastoral, página 7. 


III.Alguns contextos e desafios pastorais: a Igreja do Porto encarnado no Mundo e na História, página 11.

IV. A Igreja do Porto: da memória à profecia, página 23. 

V. PLANO DIOCESANO DE PASTORAL PARA O QUINQUÉNIO 2015 - 2020, página; 33.

VI. Plano diocesano 2015/2016, pagina 37. Aqui podemos desde já adiantar a importância "Felizes os misericordiosos" na Pastoral da Caridade, as metodologias de trabalho, a nível dos conselhos vicentinos: Objectivos Específico; Como, Destinatários; os Meios; Quando, e Quem, na página 40. 


VII. Calendário Diocesano do Ano Pastoral 2015 - 2016, pagina 43.

VIII. ORAÇÃO PARA O ANO DA MISERICÓRDIA NA DIOCESE DO PORTO, página 49. 

É publicada algumas orações e estrofes das música A alegria do Evangelho é a nossa missão.
Aconselha-se a uma consulta atenta, se possível de preparação para os inícios dos trabalho a realizar nos Conselhos Paroquias, nos Conselho Vicentinos e reuniões dentro das comunidades de fieis.

Paz e Bem


1 comentário:

  1. venha o conselho paroquial pois há necessidades locais para que os vicentinos possa pôr em pratica a favor dos pobres, o compromisso vicentino. Bora lá.

    ResponderEliminar