"Eu gostaria de abraçar o mundo inteiro em uma rede de caridade"
António Frederico Ozanam

domingo, 7 de julho de 2013

Visita regular do conselho à Conferencia São Francisco de Assis em Avintes

Domingo dia sete de Julho de dois mil e treze realizei uma visita à Conferência de São Vicente de Paulo composto por maioria de jovens e seu patrono ser São Francisco de Assis.
Realço a juventude destes jovens composto por dois com a idade dos 13/14 até aos 70 anos de idade, cuja a sua presidente Filipa, uma jovem universitária com idade de pouco mais de 22 anos, se torna a mola, o seu  motor ao volante desta espécie de carro que dá boleia a todos os seus passageiros confrades.
particularmente fico satisfeito por ver que ainda existe jovens generosos que querem combater pela razão os caminhos que os outros não querem ver e não querem seguir os caminhos da caridade no apoio aos mais necessitados, aos mais pobres e desprotegidos a que São Vicente de Paulo lhe chamou os nossos Senhores e Mestres. Frederico Ozanam começou com sete (7) jovens vicentinos, os jovens de Avintes não são 7 mas pouco mais do dobro e com a possibilidade de aumentar porque existe jovens que depois de saírem do tempo de ensino que passaram pela catequese, querem ingressar na sociedade vicentina.
Apreciei o interesse em participar em alguns eventos a realizar e organizados pela conferencia como por exemplo:
  • Palestras sobre Homofobia; 
  • Convívios com os assistidos a realizar brevemente neste mês na Lavandeira; 
  • Recolhas de roupas oferecidas; 
  • Campanha realizada com aquisição de bens alimentares; 
  • Acompanhamento de famílias para que estes sintam o apoio dos vicentinos na retaguarda para que possam ajudar e colaborar depois com os seus familiares doentes a necessitar de um encaminhamento médico e que possam ter uma vida digna.

Bons exemplos que estes jovens nos dão que de uma forma simples e descomplicada, atreveria a dizer que, ao estarem com os pobres sofrem com eles e partilham a sua cruz.


Este terceiro visita foi realizado pelo Conselho de Zona Gaia Norte, em Vila Nova de Gaia 2013 - Julho 2013.

Desejo que um dos objetivos que as duas conferências tem nesta paróquia de São Pedro e de São Francisco de Assis é terem a sua sede para reuniões e recolha, guarda dos bens que recebem para os seus assistidos, seja uma realidade. As dificuldades são imensas neste tempo de crise mas, com o tempo o Espírito Santo iluminará os corações destas duas conferencias e do povo de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário