«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

domingo, 15 de setembro de 2019

Dia 27 de setembro festa regulamentar S.V. P.

Vigésimo Sexto Domingo do Tempo Comum
Dia 29 setembro 2019
Leituras: Am 6,1a.4-7; Tim 6,11-16; Lc 16,19-31
“Passados dois dias de 27-09, lembramos a Festa Regulamentar S.V.P. Não irei aqui transcrever o Evangelho de Domingo, mas tem muito haver com os atos e atitudes do vicentino(a)s, não só também para “certos setores da nossa igreja” a olhar para dentro. Para isso remeto a vossa atenção á leitura do domingo 29-09, para o evangelho de São Lucas nos descreve muito bem” OS” Lázaros que vagueiam pelas cidades. Hoje existe 20% de pessoas a caminho de situação de pobreza. Ainda hoje, encontramos muitos “Lázaros-pobres” a vaguear pelas ruas a pedir, umas esmolas, outros novas oportunidades de vida e mesmo assim passamos adiante, mandamos trabalhar como fazem os ricos, como umas atitudes dos Fariseus. Por vezes um vicentino estão numa situação de incapacidade de dar respostas, o (presidente do CGI aconselha de não se deixar desmotivar pela ociosidade). Existe vários imoveis por aproveitar para dar corpo aos Lázaros e, a opção e´ o lucro, transformando em hotéis de luxo. Quantos e quantos moram em casas ditas “Bairro do Gaiato com carros á porta” Porque não olhamos para dentro? Como diz e bem a leitura do evangelho desse dia o Lázaro morreu, foi colocado e levado pelos Anjos ao lado de Abraão e o rico já preocupado solicita ao Pai Abraão por socorro, com insistência. Aconselho ler estes dias o Evangelho LC 17,5-10 do Ano C; 26 Domingo do T.C. dia 29 de setembro, para melhor entender”.
Interpretação própria…
-------------------------------------------------- Reflexão vicentina -----------------------------------------    
As leituras deste domingo nos fazem refletir sobre o sentido da vida. O Evangelho é muito claro: a parábola do rico e do pobre Lázaro nos diz claramente que ter riqueza sem olhar com misericórdia para os Pobres é a receita para a infelicidade.
A primeira leitura (do Livro de Amós) nos motiva a nunca nos deixar motivar pela ociosidade. Nesta mesma linha, a Carta de São Paulo a Timóteo nos motiva a nunca descansar, mas sempre “combater o bom combate de fé, para conquistar a fé, para a conquista a vida eterna”. Finalmente o Evangelho nos diz como viver a misericórdia com os Pobres; (pessoas em situação de pobreza) e ser proativo na vida de fé: através da escuta das mensagens que Deus nos comunica, através dos Seus profetas e suas manifestações.
A ociosidade faz mal a nós e aos outros que deixam de se beneficiar de nossos dons. Pior que ser rico e não partilhar os bens materiais com os (Pobres), é ter dons não materiais (o saber, o poder, a capacidade de empreender) e não utilizar para a construção de um mundo melhor (em particular para os próprios Pobres). Quem tem dons e vive na ociosidade interior peca duas vezes: primeiro, contra si (porque não se realiza como pessoa) e, segundo, contra o próximo (porque não pertite que os outros possam melhorar suas vidas, através de seu trabalho).
O conhecimento das oportunidades de servir, através de nossos bens materiais ou não materiais vem da escuta. O rico da parábola suplica a Abraão que mande o pobre Lázaro ao mundo para dizer-lhes que se convertam<. O mesmo Lázaro que passara tantas vezes pelo rico a ele que compartilhasse os seus bens! Seria necessário um fenómeno sobrenatural (um morto voltar à vida) para que seus parentes acreditassem. A resposta de Abraão foi direta e serve para nós também: se não acreditarmos na Palavra de Deus, não nos converteremos através de um fenômeno sobrenatural.
Como vicentino, sabemos que tudo que temos e que recebemos, é um empréstimo de Deus e geridos por nós, devemos partilhar com os (Pobres) que assistimos, porque também eles são um dom de Deus.
16º presidente Renato Lima




Sem comentários:

Enviar um comentário