«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

sábado, 29 de dezembro de 2018

Perspetivas da SSVP para o ano de 2019


Perspectivas da S.S.V.P. para o ano de 2019



Para a Sociedade de São Vicente de Paulo no mundo inteiro, o ano de 2019 reserva novidades que movimentarão todos os Conselhos Nacionais, e também o próprio Conselho Geral. Logo no início da temporada, haverá, no Panamá, o Encontro Internacional de Jovens Vicentinos, alguns dias antes da Jornada Mundial do Papa com os jovens. Centenas de membros da SSVP participarão desse importante evento.
No final do mês, no dia 31 de janeiro, será lançada a Carta-Circular do Presidente Geral, contendo uma série de informações a respeito do trabalho vicentino e, acima de tudo, compartilhando ideias, impressões e vivências. Temos a certeza de que a Carta-Circular terá grande repercussão no âmbito das Conferências e entre os vicentinos e vicentinas.
Em 8 de fevereiro, será lançado o Concurso Literário Internacional “A Primeira Conferência”, focado no Ano Temático Internacional de Paul Lamache, um dos sete “pais fundadores” que tiveram a inspiração divina de fundar, em 1833, a Sociedade de São Vicente de Paulo. Serão concedidos quatro meses para que os interessados possam preparar suas redacções com até 15 páginas sobre a biografia de Lamache.

Em junho, o Conselho Geral estará realizando, na cidade do Porto (Portugal), sua reunião plenária anual, com a presença dos presidentes dos Conselhos Nacionais dos países que representam 85% de todo o contingente vicentino do mundo. Este ano, o Conselho estará celebrando 180 anos de existência, e na ocasião será divulgada a canção “Os Sete Fundadores”, em português e espanhol (para as demais línguas, será lançado um concurso internacional). Também será entregue, pelo segundo ano seguido, a Medalha “Caridade na Esperança”, em reconhecimento a alguma instituição que exerça um relevante serviço humanitário.

A plenária, que durará uma semana, contará com a promoção de uma série de reuniões de trabalho, entre elas: Estrutura Internacional, Direcção do Conselho Geral, Secção Permanente, Comité Executivo Internacional e, pela primeira vez, será feito um workshop sobre os bazares vicentinos. Esses bazares contendo produtos de segunda mão são uma iniciativa muito comum em diversos países, como forma de renda adicional para a SSVP, ao mesmo tempo em que ajudam às pessoas carentes a adquirirem roupas, móveis e calçados a preços quase simbólicos.

Em julho, deveremos ter uma audiência na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), quando será entregue um relatório das actividades e projectos da SSVP pelo planeta.
Em setembro, haverá a visita à tumba de Paul Lamache, situada na cidade de Grenoble (França). Desde o início deste mandato, já foram visitadas as tumbas dos confrades Ozanam, Bailly de Surcy e Lallier, sendo este projecto uma iniciativa que percorrerá os sete locais onde repousam os restos mortais de nossos fundadores.

Em novembro, a reunião do Conselho Geral será em Milão (Itália), terra onde Ozanam nasceu. No mesmo mês, será realizado o Encontro “Panasco 9”, em Hong Kong (China), ocasião em que as lideranças da Ásia e da Oceânia estarão reunidas para discutir formas de melhoria da actuação vicentina. Também em novembro os jovens vicentinos da Oceânia estarão promovendo um seminário territorial.

Na área da comunicação, o Conselho Geral vai lançar o “Manual de Aplicação da Logomarca Internacional da SSVP”, que sofreu leve modernização na reunião de Salamanca, em 2018. Também está sendo preparado um novo vídeo institucional, numa linguagem jovial e atractiva, contendo as estatísticas e as actividades da SSVP pelo planeta.

Sobre a expansão da Sociedade em novos países, o Projecto “SSVP Plus” pretende alcançar outros territórios, ampliando a rede de caridade sonhada por Ozanam. Esse projecto possui orçamento próprio e metas bastante ousadas. Há alguns países que poderão contar com a SSVP em breve, como as Ilhas Cayman, a Grécia, o Gabão e o Marrocos, apenas para mencionar alguns exemplos.

Na área da formação e treinamento, outros módulos do “Programa Universal” deverão ser lançados, assim como novos livros e um “Guia Rápido” contendo orientações para o trabalho das Conferências, além de um código de ética sobre uso das redes sociais e também um protocolo sobre o crowdfunding (plataforma de arrecadação de recursos) pela internet.

Estas são as principais acções em marcha pelo Conselho Geral Internacional para 2019, e pedimos a todos suas orações para que Deus nos abençoe e nos permita atingir todos esses objectivos, para a honra e glória do Senhor, e em favor dos mais necessitados. Agradecemos a todos os vicentinos e vicentinas que servem na Estrutura Internacional da SSVP pela doação de seus talentos e pela demonstração de elevado espírito vicentino ao exercer esse ministério. Estou muito feliz de poder ser o Presidente Geral de todos os vicentinos e vicentinas da SSVP pelo mundo. Peço suas orações por mim e por minha família.

Cfd. Renato Lima de Oliveira
16º Presidente Geral


NOTA EM RODAPÉ:
São algumas notícias que vão ser dadas durante 2019, do interesse de todos os vicentino(a)s.
Para dar conhecimento nas reuniões podem sublinhar todo o texto acima com o rato e copiar numa folha de Word, fazer guardar como e depois imprimir.

QUEM TIVER DIFICULDADE EM PROCEDER EM GUARDAR, INFORMAR ESTE CONSELHO.
Quem quiser ler a notícia podem, clicar na hiperligação  ( https://famvin.org/pt/2018/12/29/perspectivas-da-ssvp-para-o-ano-de-2019/ )

DESEJO A TODOS UMA BOAS ENTRADAS NO ANO 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário